Tags
agitação no mundo, biografia, importancia da psicologia na análise política, os outros, para além da revolução tecnológica, para compreender a anomia, para compreender a bagunça
Coisas da Política
Hoje às 07h00 – Atualizada hoje às 07h02
Para entender a bagunça
Jornal do BrasilPaulo Rosenbaum +A-AImprimirPublicidade
Alguém já pensou que talvez só façamos sentido porque vivemos juntos? Que é o outro que nos dá o sentido de existir? Vale dizer, será que só vivemos porque outros podem nos testemunhar? Não sei. Mas sei de um sentido comum que nos une: viver como pessoas singulares.
Essa é a beleza de uma ética e de uma mudança na consciência das pessoas. Posso estar delirando – é o mais provável – mas parece que não está mais fazendo sentido viver só para si, nem viver como os outros ou conforme os outros. Há, sim, um mistério. Talvez mais que isso, um paradoxo desafiador. Precisamos ser cada vez mais o que somos e ao mesmo tempo aprender a conviver na diversidade. A generosidade que advém da moral pregada em ensinamentos dogmáticos não pode alcançar isso: só fazemos sentido se o outro também puder fazer sentido. Admito, parece complicado. Mas perguntem-se, não seria maravilhoso?
Alguém pergunta: — Você pensa mesmo isso?
— Não, mas não me falta vontade.
O ser humano é um horizonte ambivalente, mas foram as vivências particulares de cada um, aquelas que abriram espaço às transformações radicais em nossa era. Para compreendê-las melhor, temos que recorrer à história e, mais especificamente, aos seus efeitos. Mas a reflexão aqui não é sobre revolução tecnológica, mas sim sobre nossas biografias, que são compostas por instantes, vale dizer, instantâneos.
Somos parte de uma onda, e nela nossas micro-histórias se constroem e estão conectadas ainda que à nossa revelia. Nada a ver com links eletrônicos, mas com esse fluxo muito maior que se chama história. Arrisco-me a dizer que somos uma família que perdeu a árvore genealógica. Se alguém tiver paciência, pode rastrear e verá muito além dos nossos ancestrais imediatos, talvez chegue aos primeiros habitantes da Terra.
para ler o artigo completo
http://www.jb.com.br/coisas-da-politica/noticias/2011/10/27/para-entender-a-bagunca/
Gostaria de compartilhar esse bom assunto no “face”, mas não vejo o ícone de compartilhamento, não tenho a prática de outro tipo de transferência. Grato.
CurtirCurtir
Sergio,
Logo abaixo do post há um ícone do facebook, do twiter. Ou voce pode entrar no link do JB abaixo (no caso deste artigo) e lá também achará os ícones.
obrigado pelo interesse,
http://www.jb.com.br/coisas-da-politica/noticias/2013/11/07/perspectiva-e-horizonte/
Paulo Rosenbaum
CurtirCurtir
CDS,?$
CurtirCurtir