21/11/2007 – 09h15

Homeopatia completa 167 anos de existência no Brasil

da Folha Online

No dia 21 de novembro de 1840, o médico francês Benoît Mure, responsável por introduzir a homeopatia no Brasil, chegou ao país. E até hoje esta é a data em que se comemora o dia da homeopatia.

Divulgação
Livro mostra princípios básicos, história e perspectivas da homeopatia
Livro mostra princípios básicos e história da homeopatia

A homeopatia baseia-se na observação clínica e nas narrativas que acolhem a integralidade e a singularidade da pessoa em tratamento. Saiba mais sobre os princípios da medicina homeopática . O livro Homeopatia – Medicina Sob Medida, da Publifolha, derruba mitos, explica as bases da homeopatia e seu papel na medicina atual.

Alvo de críticas e polêmicas, a homeopatia muitas vezes não é vista como uma ciência. Em março de 2007, por exemplo, o farmacólogo David Colquhoun, do University College de Londres, afirmou que não há provas que permitam que a homeopatia possa ser considerada uma “ciência”.

Por outro lado, cada vez mais este método vem ganhando reconhecimento. Em abril de 2007, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberou o uso do remédio homeopático da dengue que vinha sendo distribuído pela Prefeitura de São José do Rio Preto, interior de SP, e que foi vetado em março pela Secretaria da Saúde do Estado.

De acordo com o médico Paulo Rosenbaum, Docente Fundador e Chefe da Escola de Homeopatia e autor do livro Homeopatia – Medicina Sob Medida, “hoje a institucionalização da homeopatia é um fato”. Atualmente, há 22 escolas filiadas à Associação Médica Homeopática Brasileira que formam especialistas profissionais para praticar medicina, farmácia e odontologia. É considerada a 16ª especialidade médica praticada no país. São quase 10.000 médicos homeopatas cadastrados.

Entretanto, hoje, apenas 157 dos 3.518 municípios do país oferecem homeopatia no SUS. “O método avança nas Universidades e organiza-se inclusive dentro de estruturas hospitalares contemporâneas. Cedo ou tarde, portanto acabará sendo percebida como força imprescindível para melhorar a qualidade do atendimento público”, diz o médico.

“Homeopatia – Medicina Sob Medida”
Autor: Dr. Paulo Rosenbaum
Editora: Publifolha
Páginas: 160
Quanto: R$ 29,90
Onde comprar: Nas principais livrarias, pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Publifolha